A Saúde Oral dos mais pequenos exige vários cuidados diferentes consoante a idade. Se visitas regulares ao dentista e uma higienização adequada são essenciais para evitar problemas, a verdade é que conhecer a evolução da dentição definitiva não pode ser considerado menos importante.
Para além de ficar mais informado, entender o desenvolvimento da boca permite prever os próximos passos e resolver problemas a tempo, se for caso disso. E se revirmos o processo de transição de dentes de leite para dentes permanentes?
Do nascimento aos 21 anos: 52 dentes no total
De um modo geral, ao longo da sua vida, cada pessoa terá um total de 52 dentes.Dividido na fase de dentes de leite (com 20 dentes temporários) e de dentes permanentes (com 28 dentes, mais 4 dentes do siso, normalmente), este é um processo gradual, que acontece desde o nascimento do bebé até por volta dos 21 anos de idade.
Dos dentes de leite aos dentes permanentes
Entre os 3 e os 6 ou 7 anos, adentição de leitemantém-se relativamente estável. No entanto, a partir dessa idade, os primeiros dentes permanentes deverão começar a aparecer ao fundo da boca (atrás dos dentes de leite já existentes). Simultaneamente, os dentes de leite que haviam aparecido em primeiro lugar (os chamados “dentes da frente”) começam a cair.
Dá-se, assim, início a uma fase de dentição mista, que engloba dentes de leite e dentes permanentes, e que deverá permanecer desse modo sensivelmente até aos 12 anos, altura em que todos os dentes de leite já terão saído da cavidade oral.
Surgindo à medida que os dentes de leite caem, a dentição definitiva fica praticamente concluída por volta dos 13 anos de idade. Nessa fase, com 14 dentes em cada arcada, ficam apenas a faltar os terceiros molares (isto é, os dentes do siso), que surgirão entre os 17 e os 21 anos, normalmente.
“A dentição definitiva fica praticamente concluída por volta dos 13 anos de idade.”
Que cuidados deve ter?
Normalmente, as consultas agendadas de 6 em 6 meses são suficientes para garantir que a evolução dos dentes das crianças é convenientemente acompanhada por um profissional. Contudo, neste processo, é indiscutível que o conhecimento e a ajuda dos pais, familiares e educadores também podem desempenhar um papel fundamental.
Para garantir que tudo corre da melhor maneira possível, esclareça todas as suas dúvidas, acompanhe de perto a dentição dos mais pequenos e ajude-os a higienizar a boca até aos 10 anos de idade.Lembre-se: ao participar ativamente na manutenção da Saúde Oral infantil, estará também a criar adultos mais conscientes e uma geração que poderá sorrir sem problemas.