O papel dos selantes no combate às cáries

A manutenção de uma boa Saúde Oral nas crianças pode ser um verdadeiro desafio para os pais. Para ajudar a combater esse problema e evitar o aparecimento decáries, a Medicina Dentária dispõe de uma técnica simples, mas que se pode revelar bastante útil. Já conhece osselantes dentários?
 

O que são selantes dentários?


Os selantes dentários são uma espécie de resina aplicada nas fissuras da superfície mastigatória dos dentes. Evitando que restos de alimentos ou bactérias se acumulem nessas zonas, este procedimento serve para prevenir o desenvolvimento de cáries.

Atualmente, esta técnica é realizada de forma bastante simples e rápida, sem qualquer dor para as crianças. Para além disso, caso acabe por se partir, a resina pode sempre voltar a ser colocada pelo médico dentista. Aliás, se não forem solucionadas, estas fraturas podem esconder placa bacteriana que é dificilmente removida pela escovagem, causando o efeito contrário ao pretendido, ou seja, facilitando o aparecimento de cáries.
 

Em que dentes são aplicados?


Habitualmente, esta resina é colocada nos primeiros e segundos molares definitivos, por apresentarem uma superfície relativamente irregular e desenvolverem cáries com alguma facilidade.

Tendo o objetivo de protegê-los quando ainda se encontram numa fase bastante inicial do seu desenvolvimento, este processo deve ser feito pouco tempo depois destes dentes erupcionarem completamente. Assim sendo, a aplicação deverá ocorrer entre os 5 a 8 anos e os 11 a 14 anos, respetivamente.

Dependendo do caso, os pré-molares definitivos também poderão ser indicados para tratamento.

Inicialmente, os dentes são limpos pelo médico, para garantir que não subsistem quaisquer restos de placa bacteriana ou de alimentos na sua superfície. De seguida, para que o selante se una eficazmente às superfícies dentárias,é aplicado um adesivo no dente que facilita a entrada e a retenção da resina. Por fim, o selante propriamente dito é colocado no dente.
 

Os selantes são suficientes para evitar cáries?


Não. Embora constitua um importante fator de prevenção, cuja eficiência está comprovada, esta técnica deve ser sempre considerada parte integrante de um plano de prevenção completo, indicado pelo dentista.

Como tal, é igualmente essencial que a criança evite comportamentos de risco(como o consumo excessivo de alimentos açucarados) e que efetue uma boa higiene oral, com todos os passos recomendados pelo médico.

Para habituar os mais pequenos a prevenir problemas desde cedo, marque consultas aproximadamente de 6 em 6 meses, dê o exemplo e ensine-os a Sorrir para a Vida.